Resenha: Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva

, , No Comments


Ultimamente eu tenho lido alguns livros fora de época, ou seja, que não estão nos mais vendidos da Veja hahaha (a não ser a trilogia Divergente, tô juntando as moedas pra comprar o último :D) . Algumas semanas atrás eu li Resposta Certa, do David Nicholls (depois eu ponho o link da futura resenha aqui) e parece que os anos 80 persegue os livros que escolho aleatoriamente. 



FELIZ ANO VELHO
  O protagonista, Marcelo, é um cara da classe média alta de São Paulo louco por música e futebol. Já morou no Rio, voltou pra São Paulo e vivia em uma casa com vários amigos em Campinas, onde estuda engenharia agrícola na UNICAMP.
  Durante um passeio com os amigos, Marcelo dá um mergulho estilo Tio Patinhas em um lago de meio metro de profundidade. Resultado: quebra da quinta vértebra cervical e compressão da medula. Traduzindo: Marcelo fica tetraplégico.
  Imóvel num colchão d'água de uma cama de hospital e visualizando apenas o teto, Marcelo libera a imaginação e as lembranças. As festas, sua infância, seu pai desaparecido pela ditadura militar, a camaradagem com os amigos, as muitas namoradas, os shows na faculdade, as viagens e outras atividades que após o acidente seriam mais trabalhosas ou até mesmo impossíveis.



  Mas esse não é um livro apenas de recordações. Durante sua estadia na UTI e no Hospital Paraíso Marcelo recebe a visita de seus amigos que o ajudam na sua recuperação: aprendem os exercícios da fisioterapia, escovam seus dentes, lhe dão comida e leem pra ele.
  Apesar da temática do livro, o ritmo com que as coisas acontecem é bem natural. Dá pra se perder com a quantidade de namoradas que ele cultivou e com o nome de todos seus amigos. As vezes eu me esquecia que ele estava imóvel olhando pro teto e que o que eu estava lendo eram suas lembranças e não o que ele estava vivendo no momento.
  As primeiras partes do livro são mais curtas que as últimas, o que me fez ler alguns parágrafos mais de uma vez. Tem muitas gírias e palavrões dos anos 80, algumas cenas eróticas casuais e  letras de suas músicas. Ao todo, o livro é muito bom e fácil de ler.



  Aah, tem um filme que conta a história de como foi feito o livro, só que o protagonista se chama Mário, não Marcelo (ué!). Vou assistir qualquer dia desses.
  Comenta aí o que você achou da resenha. Até o próximo post :)

Onde comprar: SaraivaAmericanas, Livraria Cultura, Editora Objetiva (versão digital).

0 comentários:

Postar um comentário

Alguém leu seu post :))